Rogil é uma freguesia portuguesa do concelho de Aljezur, distrito de Faro, com 34,96 km² de área e 1126 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 32,2 hab/km², o que lhe permite ser classificada como uma Área de Baixa Densidade (portaria 1467-A/2001).

Confronta com as freguesias de Aljezur e Odeceixe. O litoral da freguesia faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, sendo banhada pelo Oceano Atlântico.

PRAIAS

A pouco minutos do Rogil encontra as encantadoras praias de Vale dos Homens, Carriagem, Barradinha e Samouqueira, sendo o acesso feito por escadarias em madeira, à exceção da última.

• VALE DOS HOMENS

A praia de Vale dos Homens é uma praia tranquila com altivas arribas de xisto e um extenso areal, com uma extensa área de campos verdejante envolvente. O aroma a esteva é intenso e combina-se, mais perto da praia, com a maresia. A disposição dos rochedos no mar favorece banhos calmos nas piscinas rochosas que se formam na baixa-mar, bem como a observação da vida da faixa entre-marés: anémonas, lapas, cracas, cabozes, camarões, estrelas-do-mar, entre muitos outros.

COMO CHEGAR: No Rogil, sensivelmente a meio desse aglomerado urbano que se estende ao longo da EN 120, junto ao Quiosque Já Disse, encontra sinalização indicando as Praias de Vale dos Homens e da Carriagem. O caminho para a praia de Vale dos Homens faz-se por estrada de alcatrão ao longo de cerca de 3 km, apresentando depois duas entradas, a entrada Norte e a entrada Sul. Para qualquer uma delas o caminho agora é em terra batida. Se escolher a primeira, o carro não deverá seguir mais do que 500 m, pois poderá tornar-se difícil o estacionamento ou não haver lugar seguro para o efeito. Depois é descer a pé por meio de um trilho, não aconselhável a famílias com crianças. A entrada Sul da Praia do Vale dos Homens, a mais utilizada, tem um amplo estacionamento no topo da arriba, sendo depois necessário descer a pé muitos lanços de escadas em madeira. 

COORDENADAS GPS:  37°22’58.40″N  8°49’31.30″W

ACESSO: descida de média dificuldade (muitos lances de escadas em madeira).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇO DE APOIO: não tem.

PRAIA VIGIADA: sim (durante a época balnear).

 

• CARRIAGEM

O caminho para a praia segue através de pinhais e extensos campos dunares salpicados de rosa, dada a abundância do cravo-das-areias, planta típica das areias litorais.

Este troço do litoral é muito rochoso e, quando a água recua, surge um curioso anfiteatro natural, talhado em xisto negro, no extremo norte do areal.De natureza selvagem, esta praia é muito tranquila e quase sempre deserta, sendo utilizada sobretudo como pesqueiro.

COMO CHEGAR: No Rogil, sensivelmente a meio desse aglomerado urbano que se estende ao longo da EN 120, encontra sinalização indicando as Praias de Vale dos Homens e da Carriagem. Para a Praia da Carriagem o caminho é em terra batida. Este bifurca-se passados cerca de 2 km, depois de deixar o Rogil, pelo que deverá seguir pela direita, em direcção ao mar. Chegará a um médio parque e mais próximo outro pequeno parque de estacionamento no topo da arriba. A partir daí a descida para a praia faz-se a pé por uma escadaria.

COORDENADAS GPS: 37°21’56.82″N  8°50’6.91″W 

ACESSO: descida de média dificuldade (muitos lances de escadas em madeira).

 

• BARRADINHA

Na praia da Barradinha é constituída essencialmente por seixos e calhaus rolados com pequenos laivos de areia. Muito frequentada por pescadores, mariscadores e ideal para observação da natureza.

COMO CHEGAR: No Rogil, vire em direcção a Esteveira, percorrendo cerca de 2 km nessa estrada municipal até ao cruzamento para Vale Juncal/Brejo da Moita/Maria Vinagre. Neste cruzamento vire à esquerda e siga em frente ao longo de 400m até encontrar outro cruzamento. Aqui vire à direita e siga por esse caminho em terra batida, sempre em frente até à praia. São cerca de 3,5 km desde o cruzamento da EN 120 no Rogil até à praia da Barradinha.

COORDENADAS GPS:  37°23’37.78″N  8°49’4.31″W

ACESSO: Fácil, por meio de escadas em madeira (no final das escadas poderá ter de atravessar um pequeno riacho, que desagua na praia).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: estacionamento limitado; não têm serviços de apoio.

PRAIAS VIGIADAS: não

 

• SAMOUQUEIRA

Pequenas praias rochosas, essencialmente de calhau, zonas de pescadores e mariscadores. Ideais para a observação da natureza, designadamente, aqui é possível observarem-se poças de maré, na baixa-mar, onde se encontram diversos organismos marinhos, como ouriços, burgaus, lapas, mexilhão e, nas rochas mais distantes, durante a baixa-mar na zona intertidal, os famosos percebes.Na Samouqueira é evidente o desprendimento da arriba, existindo mesmo um fosso fundo, pelo que se aconselha evitar toda a faixa junto à arriba.

COMO CHEGAR: No Rogil, vire em direcção a Esteveira, percorrendo essa estrada municipal até ao final do alcatrão. Aí chegado continue em frente, agora por caminho em terra batida. Alguns metros à frente o caminho bifurca-se, continuando pela esquerda, até ao final. No total são cerca de 4 km, deste o cruzamento da EN 120 no Rogil até à Samouqueira.

COORDENADAS GPS:  Samouqueira > 37°24’25.63″N  8°48’40.41″W 

ACESSO: Difícil, por meio de trilho que desce a falésia

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: estacionamento limitado; não têm serviços de apoio.

PRAIAS VIGIADAS: não 

 

GASTRONOMIA

Pode apreciar o amendoim, o milho, a batata doce e seus derivados. Saborear o peixe, o marisco, os crustáceos, o pão caseiro e o vinho da região.

Rica em gastronomia, pode encontrar os tradicionais pratos de peixe, tais como sargo grelhado ou na cataplana, o lombo de cherne grelhado, a caldeirada de peixe, o arroz de marisco e a feijoada de búzios.

Na doçaria, delicie-se com os nossos bolos feitos essencialmente à base da amêndoa, amendoim e batata doce.

 

ATIVIDADES ECONÓMICAS

Agricultura (essencialmente batata doce, amendoim e milho), pesca, turismo, comércio tradicional e pequenos serviços (alguns dos quais poderá encontrar na zona industrial da Feiteirinha).

 

PATRIMÓNIO CULTURAL E EDIFICADO

Moinho de vento da Arregata e Furnas da Amarela (achados arqueológicos).

 

ARTESANATO

Cestaria em vime, rendas e bordados, cadeiras em “atabua” e peças em gesso e barro.

 

OUTROS LOCAIS DE INTERESSE

• Posto de Informações Turísticas do Rogil
• Mercado Municipal de Rogil
Mercado Municipal de Maria Vinagre
Parque de Merendas de Maria Vinagre
Parque de Merendas de Rogil
Parque Infantil de Rogil e Maria Vinagre
Parque de Saúde e Bem Estar ao ar livre em Rogil e Maria Vinagre
Igreja de S.Vicente no Rogil